“Desenganado”, garoto deixa UTI do HUOL depois de 22 dias

Reviravolta no quadro clínico foi celebrada pela equipe de saúde

“Desenganado”, garoto deixa UTI do HUOL depois de 22 dias

“Com saudades da escola”, o garoto Rian Felipe de Oliveira Silva redescobriu a vida nesta quinta-feira, 21, depois de 22 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde chegou a estar “desenganado”, de acordo com membros da equipe de saúde e de Mary Rosane, mãe do garoto de oito anos.

No último dia de agosto, o pequeno paciente começou uma batalha pela vida, quando entrou na UTI com quadro grave de pneumonia, que cursou para sepse, infecção generalizada que fez fígado e rins pararem de funcionar.

“Não era a hora dele”, emociona-se a mãe. “Desde o primeiro dia, os profissionais do hospital foram muito dedicados – agora o pior passou e ele está pronto para voltar pra perto do irmão, dos amigos, de todos”, destaca Rosane.

A reviravolta no quadro clínico foi celebrada pela equipe da UTI pediátria, que preparou uma festa na saída do garoto, com direito a balões, medalha e certificado.

“A UTI pediátrica é um ambiente de trabalho sério e árduo, mas de leveza, humanidade e até descontração em prol da efetividade, da qualidade do serviço e da recuperação dos pacientes. A equipe multiprofissional e a família formam um só time, numa relação de confiança que ajuda a superar a aflição da internação e favorece o sucesso terapêutico, como foi o caso de Rian. Somos uma equipe amiga dos pacientes, contagiada pela mesma alegria que toma conta das famílias que recebem a notícia da alta da UTI”, escreveram os membros da unidade, em homenagem a essa vitória da vida.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.