Neste dia primeiro de Maio de 2024 dezenas de romeiros laurentinenses realizam a 2°caminhada e Missa a Capela de “Zefa Franco e Júlio Franco”, saindo da capela Cinco Cantos em Tenente Laurentino até a comunidade Acauã no município de Santana do Matos, que teve como celebrante o Padre Rivaldo da paróquia de São Francisco de Assis da cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN e Diarco Erivan.
Confira um resumo da historia do casal “Zefa Franco e Júlio Franco”.
“No ano de 1954 na comunidade Acauã município de Santana do matos RN, morava o casal Josefa Franco e Júlio Franco; Dona Zefa era curandeira e parteira conhecida na região pelos dons de cura, Júlio muito trabalhador econômico naquela época, após uma colheita e venda de algodão o casal guardou $6 contos de réis.
Ao saber deste valor, um sobrinho do casal por nome de Chico Canário e o vizinho conhecido por João Besouro, certa noite roubaram e mataram o casal a paulada, após dias da morte Antônio de Nuca (enn memória) foi até à casa de dona Zefa para curar de uma dor de dente, e ao chegar à casa encontra o casal morto em estado de decomposição.
A comoção tomou conta de toda a comunidade, pelo fato do estado dos corpos, não podia levar até a cidade pela dificuldade da época sepultaram no alto onde avia um cruzeiro próximo à fazenda dos cândidos, acredita-se que ali já tinha sepultado anjo (criança pagã).
Com o passar dos dias algumas investigações foram desvendando o assassinato, mais antes disse ouve muito sofrimento até pessoas presas injustamente como Luiz morador, que morava no Guedes o qual apanhou bastante injustamente.
Anos mais tarde uma senhora próximo de dona Zefa sonhou ela dizendo estava no sol, assim foi feito uma campanha para construção da capela em cima das covas.”
Informações e fotos Roseane Trindade.