Padre Sinval é homenageado em espetáculo de Tenente Laurentino

A cidade mais alta do Rio Grande do Norte, Tenente Laurentino Cruz, faz parte do Projeto Trapiá Semente, que semeia e faz florescer, grupos de teatro com adolescentes, no Seridó. “Caroá”, nome que denomina o grupo teatral de Tenente Laurentino, remete a planta da caatinga, associada a beleza e resistência.

O Grupo de Teatro Caroá, escolheu para estreia, uma temática que reúne desafios pessoais de um estudante, e aspectos importantes da história de Padre Sinval Laurentino, fundador da cidade.

O grupo de adolescentes montou o roteiro, cenário, figurino, do espetáculo “Deveres e Sonhos”, que tem ensaio geral, nesta quinta-feira, 22, às 16h, no Centro de Convivência, de Tenente Laurentino Cruz. O ensaio tem como público especial, o grupo de idosos, e a estreia oficial será dia 24, às 19h, na Escola Estadual Padre Sinval.

“Eu interpreto dois personagens, ‘Jadson’, adolescente e aluno, personagem principal, e ‘Padre Sinval’, referência na cidade de Tenente Laurentino Cruz. É minha primeira experiência em teatro, graças ao Projeto Trapiá Semente, que implementa esse trabalho inédito, aqui na cidade. Estou podendo me superar e aprender ainda mais com o teatro, e com o que isso pode me proporcionar”, destaca José Franciélio, ator do Grupo de Teatro Caroá, de 15 anos.

O Trapiá Semente contribui para socialização, protagonismo e identidade cultural do adolescente, em sociedade, através da troca de experiências e novas aprendizagens no teatro. O jovem arte educador, Wanderson Gusttavo, 18 anos, destaca a colaboração da equipe na aprendizagem e na solução de problemas.

“Por mais que eu tivesse expectativa, de propagar cultura na minha cidade, que há muito tempo não tinha teatro, o que mais me surpreendeu foi a diversidade de pessoas, que também vieram participar do grupo de teatro. Por mais que a gente passe por altos e baixos, até porque eu sou muito jovem, temos a assistência dos profissionais do Trapiá Semente, e a gente percebe que aquele problema pode ser facilmente resolvido. É como se fosse virada de chave, na cabeça da gente. Então, a cultura que a gente mostra ao público, além de enriquecer muitas pessoas, enriquece a gente também” diz Wanderson Gusttavo, que é arte educador e ator.

O Projeto Trapiá Semente é realização é da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.