O encontro foi realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), inclui agentes públicos (prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores e controladores municipais) e sociedade civil (jornalistas, estudantes, pesquisadores, advogados e demais cidadãos). Todos tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos acerca da excelência na aplicação dos recursos descentralizados pelo Governo Federal.
O Encontro foi conduzido pelas Controladorias Regionais da União nos 26 estados. O evento aconteceu em todas as capitais, Em Natal, o encontro aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Cento Administrativo do Estado.
Da cidade de Tenente Laurentino, participou a prefeita Sueleide Araújo, chefe de gabinete, Assis Severo, também os secretários Miqueias e Netinho, finanças e turismo, respectivamente.
“Queremos mostrar o novo papel do Ministério da Transparência: de ser didático, parceiro, de ajudar antecipadamente e, assim, criar uma Administração Pública preventiva. É preciso que o gestor municipal se dê conta que não vale a pena correr riscos; que os modernos meios de acompanhamento de contas tornam muito difícil burlar a lei para obter alguma vantagem”, destacou Torquato Jardim.