Governador da PB descarta privatizar Cagepa para receber recurso federal

G1/PB – Paraíba não vai atender a uma das exigências do governo federal para liberar auxílio financeiro ao estado: o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta quarta-feira (4) que não pretende privatizar a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

O governador disse que o secretário de recursos hídricos do estado, João Azevedo, deve encaminhar ainda nesta terça-feira uma carta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a decisão.

De acordo com Ricardo Coutinho, a empresa registrou um superávit de R$ 200 milhões em 2006 e vai ser responsável pela adutora Transparaíba, que ele considera como a principal obra hídrica de seu governo. A obra deve ser um braço da transposição do Rio São Francisco para levar água para o Curimataú paraibano. Ricardo também informou que deve solicitar o apoio da bancada federal na execução da obra Transparaíba.

Governador nega privatização da Cagepa durante entrevista coletiva

Um projeto de lei apresentado pelo Palácio do Planalto ao Congresso tem como objetivo socorrer estados em crise fiscal traz especificadas no texto as contrapartidas que precisarão ser cumpridas para que os governos regionais possam suspender o pagamento de dívidas com a União. Para ter direito a esse alívio nas contas, porém, o estado será obrigado a cumprir uma série de exigências de ajuste fiscal.

Entre as medidas, os governos devem autorizar a privatização de empresas dos setores financeiro, de energia e de saneamento para quitar dívidas. O projeto, que prevê a suspensão do pagamento das dívidas por até três anos, é uma demanda de estados em dificuldades financeiras.

Vídeo aqui.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.