A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está dando seguimento às atividades de mobilização com vistas à implantação das tecnologias do Programa Água Para Todos (PAT). A meta do PAT aqui no Estado é atender 4500 famílias com implantação de 57 barreiros e 145 sistemas simplificados de abastecimento de água.
De acordo com o Coordenador estadual do PAT, Ranielle Linhares, em paralelo com as obras, a Semarh está executando um trabalho de campo, onde são realizando diagnósticos socioambientais e técnicos necessários para implantar os sistemas. Ele explica que o diagnóstico ambiental consiste na realização de um cadastro dos beneficiários, na capacitação da comunidade e na montagem do modelo de gestão, além de definir qual a melhor tecnologia a ser implantada.
No Rio Grandedo Norte ocomitê tem representantes dos seguintes órgãos: Semarh, Secretaria da Agricultura (Sape), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN (Fetarn) e Femurn.