A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começou a operar em fase de teste a Adutora Emergencial de Caicó, construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O teste teve início com a chegada de água em Caicó, nesta segunda-feira (08). A adutora foi implantada com o objetivo de reforçar o abastecimento na região Seridó e na semana passada foram realizados testes preliminares, momento em que foi detectada a necessidade de ajustes. A Caern ressalta que ainda não recebeu oficialmente a adutora e que nesse período de teste é possível que a adutora apresente necessidade de novos ajustes.
Segundo a gerente da Regional Seridó da Caern, Rosy Gurgel, a adutora vai atender a cidade de Caicó, com vazão de 374 metros cúbicos por hora. As outras três cidades que também eram atendidas pela Adutora Manoel Torres – Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas – vão continuar sendo abastecidas por sistemas próprios.
Rosy também adiantou que o abastecimento pela Adutora Emergencial será feito em sistema de rodízio, sendo 15 dias de abastecimento para Caicó, alternando com 15 dias de interrupção no abastecimento. Isso para que o abastecimento seja feito para as cidades da Serra de Santana.