A direção do Sindágua/RN tomou conhecimento no dia 26/05 que o Governador Robinson Faria (PSD-RN) comunicou ao BNDS através do ofício 156/2017 que a CAERN está excluída do PPI – Programa de Parcerias de Investimentos instituído pelo Governo Federal para promover um programa de privatização das estatais mais mais diversos estados brasileiros. Trata-se da confirmação de uma conquista dos caernianos e de toda sociedade potiguar, pois dela depende o desenvolvimento social e econômico do Estado, portanto é um patrimônio inalienável dos potiguares.
Desta forma, os trabalhadores da CAERN escreveram mais um capítulo vitorioso em sua história de lutas e de conquistas. A categoria em mobilização realizada no dia 24/05 percorreu da Regional Natal Sul de onde se concentraram desde as primeiras horas da manhã para seguir em caminhada para a Governadoria solicitar do Governador Robinson Faria o fim de qualquer iniciativa do Governo do Estado que venha promover a abertura de capital, realizar PPIs – Programa de Parcerias de Investimentos, a venda da Empresa ou qualquer outra modalidade de privatização da Companhia.
Na Governadoria, o Governador Robinson foi ao encontro dos manifestantes e acompanhado pelo diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano, e reafirmou que “enquanto estiver no governo a CAERN não será privatizada”.
Na ocasião os trabalhadores solicitaram ao governador Robinson Faria assinasse oficio e encaminhasse a CAERN suspendendo o edital com o BNDS. De pronto ele afirmou que iria atender a reivindicação, para tanto solicitou ao diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano, que elaborasse o documento cancelando o Edital para que fosse assinado e divulgado para a categoria.
Valeu a determinação, coragem e esforço dos trabalhadores que estiveram unidos em defesa do fortalecimento da CAERN como empresa pública e com gestão eficiente e profissionalizada.