Morador da comunidade de Santa Terezinha, no município de Bodó, na região Seridó, Francisco Luiz de Souza, comemora a construção de um barreiro, recém-entregue pelo Governo do Estado, por meio do Programa Água Para Todos (PAT). “Nossa situação melhorou bastante porque a água acumulada serviu para regar nossa horta e nossa plantação de milho e feijão” diz.
Ele e moradores de outras 56 comunidades rurais espalhadas em 11 municípios das regiões do Alto Oeste e Seridó também serão favorecidos com a instalação desses reservatórios. No total, mais 500 famílias afetadas pela seca serão beneficiadas. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já finalizou 11 obras. Cinco estão localizadas em Bodó, três em Cerro Corá e três em Jucurutu.
De acordo com o Coordenador Estadual do Programa e Assessor Técnico da Semarh, Ranielle Linhares, na semana que vem serão iniciadas as obras em Santana do Matos. “Em paralelo às obras, a Semarh também executa um trabalho de campo, onde são realizando diagnósticos socioambientais e técnicos, além de capacitações das famílias contempladas.”
Os barreiros são pequenas contenções para captação de água de chuva que têm como principal objetivo matar a sede dos animais. A capacidade média do reservatório é sete mil metros cúbicos.