O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no município de Santa Cruz, RN, realizou a maior quantidade de atendimentos durante o 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizado em 31 de maio último. Foram 1.631 procedimentos em um só dia, dos quais 13 cirurgias ginecológicas; 179 consultas nas áreas de mastologia, odontologia e fisioterapia neuro-funcional; 1.439 exames de vários tipos, incluindo mamografias e ultrassonografias. A equipe do HUAB também realizou ações educativas a respeito dos diversos tipos de câncer, diabetes, hipertensão, orientação para o cuidado da mulher e do recém-nascido, entre outras.
Para a superintendente do HUAB, Maria Cláudia Dantas Rubim, o destaque é fruto do engajamento dos servidores e professores do hospital, assim como dos alunos e dos médicos residentes no mutirão da Ebserh. “Com a comunidade universitária motivada tudo fluiu com organização e celeridade”, comemorou a gestora esse destaque do Ana Bezerra.
De caráter nacional, o 2º Mutirão Nacional da Ebserh contabilizou mais de 12 mil procedimentos médicos, ou seja, potencializaram atendimento gratuito à população, sobretudo a parcela assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado do Mutirão da Ebserh em maio último mobilizou 39 hospitais universitários (públicos federais) geridos pela Ebserh, e apresentou um aumento de quase 200% em relação à primeira edição. No Rio Grande do Norte, a Maternidade Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Onofre Lopes (HUOL), ambos integrantes da Rede Ebserh, também participarão do 2º Mutirão Nacional da Empresa. Juntos, somaram 1.650 atendimentos.
Para a reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, “esse desempenho reflete uma ação de integração dos hospitais públicos num sistema de rede nacional que potencializa os recursos técnicos, humanos e financeiros em favor da saúde da população brasileira menos assistida”.