Florânia: Professor faz uma reflexão sobre “DESVALORIZAÇÃO DA CLASSE”.

TRISTE E DECEPCIONADO!

HOJE DIA 28 DE JULHO/2017. ESTOU ME SENTINDO TRISTE E DECEPCIONADO… DEPOIS DE 30 ANO DE DEDICAÇÃO COM MINHA LINDA CARREIRA DO MAGISTÉRIO NO MUNICÍPIO DE FLORÂNIA-RN. COM O DESRESPEITO E A DESVALORIZAÇÃO DA CLASSE… SOFRIDA… “PROFESSORES”!?.

PARA REFLETIRMOS!

Estamos vivendo um momento de profundas transformações. A sociedade atual encontra-se em profunda crise, na qual somos remetidos a repensar nossos valores e atitudes frente a nossa função de educadores.
Faz-se mister neste contexto, que o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omissor, neutro, mas sim definindo para si de que lado está.
Neste sentido, é preciso repensar e revisitar constantemente suas crenças intrínsecas, sobre a representação que tem de educação, visto que a mesma e um processo dinâmico- não neutra.
Atualmente a desvalorização profissional e consequentemente incapacidade técnica, gera o problema de qualidade formal e política.
Frente a esta reflexão acima, o professor deve ter autoridade para poder ensinar e ser respeitado. Fazendo-se necessário um investimento na pessoa do profissional e na sua profissão.
Por convivermos numa sociedade seletista, classificatória e opressora é preciso engajar-se social e politicamente na transformação das estruturas opressivas da sociedade classista.
Parafraseando Freire, ser professor implica em um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado.
Ao professor cabe então a responsabilidade de exercer a função de socializar o saber a todos os alunos, lutando pela garantia e permanência de todos na escola, independente da classe social.
O papel do professor na sociedade atual é Fundamentals, pois é sua responsabilidade mediar e possibilitar as interações entre os alunos com o conhecimento como um processo de descoberta, de produção, troca e cooperação.
Diante do exposto, um professor ensina e educa. Lança as sementes do pensamento lógico e intelectual. Promove a integração na sociedade, promove os valores de trabalho.

ENFIM. QUE O DIVINO ILUMINE A ABENÇOE NOSSA CLASSE – AMÉM!

BOA NOITE, EM NOME DE JESUS! ABRAÇOS – JR.

Esta entrada foi publicada em Educação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.