Buscando saídas para amenizar os efeitos da estiagem que afeta a população residente na zona rural de Parelhas, município localizado no Seridó potiguar, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) propôs ao Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a construção de uma adutora ligando a barragem Boqueirão às comunidades: Espinheiro, Timbaúba de Baixo, Timbaúba de Cima, Olho D’Água, Vazante, Pinga e Jamarataia.
De acordo com o parlamentar, o pleito foi sugerido pelos vereadores Humberto Gondim e Dr Alyson Wagner, visando proporcionar melhores condições de sobrevivência aos residentes nessas seis comunidades. “A construção de uma adutora seria a forma mais viável para amenizar a crítica situação hídrica dessas localidades, já que o rio e os poços por lá existentes secaram”, atentou.
Ainda de acordo com Nelter, a construção deste equipamento também se faz necessária para viabilizar a atividade produtiva das comunidades Espinheiro,
Timbaúba de Baixo, Timbaúba de Cima, Olho D’Água, Vazante, Pinga e Jamarataia, uma vez que estas são baseadas na agricultura e pecuária.