Promessa de habilitação de graça afeta três milhões de pessoas via whatsapp

Um novo golpe usa o programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social como isca no WhatsApp. Mais de 270 mil pessoas já foram afetadas diretamente e, com base no total de usuários de smartphones do país, a projeção é que outros três milhões tenham sido afetados em uma semana, de acordo com os dados da empresa de segurança e tecnologia PSafe.

Segundo a empresa, hackers estão atacando pessoas que recebem menos de 2 salários mínimos ou que estão desempregadas há mais de um ano. Essa é a população que tem direito a participar do programa CNH Social, que possibilita se habilitar na categoria ‘B’, de forma gratuita.

Com a promessa de que há uma nova seleção de candidatos à CNH Social, o golpe solicita ao usuário o preenchimento de seus dados pessoais como nome completo, data de aniversário e estado no qual reside. Em seguida, ele é induzido a compartilhar a falsa promessa com dez amigos ou em cinco grupos do WhatsApp.

Após clicar três vezes no botão compartilhar, é redirecionado para uma página no Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, com intuito de dar credibilidade ao anúncio. Até o momento, a página conta com mais de 4,5 mil seguidores e o post da promessa já tem mais de 10 mil compartilhamentos.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.