Hospitais universitários da UFRN realizam mutirão em cidade de interior

Os três hospitais universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram conjuntamente um mutirão fora do ambiente hospitalar na manhã desta sexta-feira, 10, na cidade de Santa Maria, distante 62 quilômetros de Natal. A ação foi acompanhada de perto pelo reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e teve o objetivo de propiciar atendimento em saúde em uma comunidade cujo acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é difícil.
Os posto de consultas ficaram divididos entre a escola municipal João Marques de Araújo e a Unidade Básica de Saúde local. Em uma cidade com população estimada pelo IBGE em quase seis mil habitantes, o mutirão realizou aproximadamente 500 atendimentos. Aos servidores do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) coube ações de atenção cardiovascular, atenção psiquiátrica, saúde bucal e prevenção do alcoolismo. Já a Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) realizou atividades educativas e procedimentos de colposcopia, ultrassonografia transvaginal e mastologia. Por fim, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) promoveu consultas ginecológicas com colposcopia, ultrassonografias e consultas em pediatria, fisioterapia, nutrição, clínica médica e psicologia.
Representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que atualmente faz a gestão das unidades, destacaram que a ação integra um grupo de iniciativas estaduais denominadas Ebserh Solidária e que agrega a participação de profissionais assistenciais e administrativos, preceptores, residentes e estudantes, das 39 unidades que compõem a rede de hospitais universitários federais.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.