A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, chegou ao 10º mês do projeto de Eficientização dos Prédios Públicos totalizando um investimento de R$ 967.529,13 na melhoria da iluminação de 66 unidades consumidoras, com a entrega de 21.121 lâmpadas LED.
Desse total, 42 prédios pertencem às secretarias de Educação, Saúde e Segurança do Governo do Estado nos quais a Cosern já substituiu 9.559 lâmpadas por LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 25 mil horas (10 anos).
A ação, que começou em julho de 2017, faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulado pela Aneel, e está promovendo a eficiência do sistema de iluminação de escolas, hospitais, delegacias e centros integrados de menores infratores, gerando uma economia média prevista no consumo de energia nesses prédios de até 40%.
Além da requalificação do sistema de iluminação, os gestores e funcionários das instituições contempladas participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica.
Até agora, já foram beneficiadas com a ação da Cosern as seguintes instituições do Governo do Estado:
29 escolas estaduais na Grande Natal;
10 delegacias e 01 Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator; e
02 hospitais (Giselda Trigueiro e Maria Alice Fernandes).
O levantamento de unidades a serem beneficiadas pela Cosern dentro do programa de Eficientização dos Prédios Públicos continua. Outras 06 unidades do Governo do Estado já tiveram levantamento realizado e a troca já foi iniciada em algumas delas, incluindo o hospital José Pedro Bezerra, mais conhecido como Hospital Santa Catarina, com previsão de conclusão até o final de maio, onde serão instaladas 952 lâmpadas LED.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes)