NOTA AOS MÉDICOS VETERINÁRIOS
Sinto-me no dever de trazer algumas informações sobre o nosso trabalho voltados ao cuidado animal, pois me parece que quem deveria informar com qualidade, se apressa em confundir ainda mais esses profissionais tão valorosos e tão importantes para a saúde pública.
1 – Nosso trabalho com a causa animal na Câmara Municipal do Natal começa quando assumi o primeiro mandato, em 2013, onde fizemos fortes denúncias sobre a péssima condição dos animais no curral municipal;
2 – Destinamos recursos no orçamentos para que a prefeitura adquirisse duas unidades de castração (Castramóveis). Inclusive, este ano, os veículos só funcionaram uma vez, mesmo assim seguimos pressionando a Prefeitura para que o serviço volte a funcionar, nessa luta tão difícil que é defender a dignidade animal;
3 – Contratamos duas clínicas veterinárias em Natal, COM RECURSOS PRÓPRIOS. Assim, garantimos atendimento a cerca de 180 pessoas mensalmente, tudo com contrato e emissão de nota fiscal. As pessoas de baixa renda, atendidas por nossas clínicas, não pagam nada pelo atendimento, mas os profissionais, óbvio, recebem em dia o valor objeto dos contratos.
4 – Adquirimos, também com RECURSOS PRÓPRIOS, uma unidade VetMóvel para atendimento com consultas e orientações veterinárias pelo interior do estado. S]ao atendidos nesse serviço pioneiro no estado, as pessoas de baixa renda. A ida para cada cidade, surge a partir de demandas dos municípios, recebemos contatos de pessoas das cidades (ONGs, Prefeitos, Câmaras Municipais etc). Os atendimentos também ocorrem por profissionais, igualmente contratados com RECURSOS PRÓPRIOS, que também fazem vermifugação dos animais quando necessário.
5 – O trabalho, a partir do VetMóvel, deixa dezenas de orientações sobre a importância da medicina veterinária e nossos profissionais deixam vários encaminhamentos para procedimentos em clínicas locais, tais como: vacinas, exames laboratoriais, raio x, ultrassonografias. Fortalecendo atenção animal em cada município atendido pelo Vetmóvel.
6 – A partir do nosso trabalho de conscientização, com distribuição de cartilhas educativas e cartões de vacina, diversas pessoas procuram as clínicas nos seus municípios, seguindo o trabalho iniciado no vetmóvel.
7 – O trabalho do Vet Móvel, vem desde de outubro passado tentando se regularizar no CRMV, mas até as orientações que recebemos por agente de fiscalização foram ineficientes e incompletas;
8 – Solicitamos reunião no Conselho que prontamente nos atendeu. Fizemos uma ata dessa reunião, ajustamos que o conselho enviaria proposta de termo de acordo dos ajustes feitos. Inclusive, sempre buscando a cordialidade, abrimos mão de diversos procedimentos. Mas,até agora, não recebemos a minuta do termo de acordo, pelo contrário, recebemos ofício orientando a descaracterização do vetmóvel, transformando em Castramóvel;
9 – Nosso trabalho tem amparo legal, tanto que a justiça em primeira e em segunda instância nos deu ganho de causa e temos liminar em mãos;
10 – Sempre fomos parceiros e valorizamos os profissionais da medicina veterinária, tanto que temos diversos amigos e parcerias com várias clínicas, sem contar que tenho sempre atuado na Câmara Municipal buscando o reconhecimento e a valorização desses profissionais.
11 – Criamos por lei, o dia municipal do médico veterinário;
e concedemos vários títulos de cidadania a veterinários, como reconhecimento aos importantes serviços prestados aos natalenses e aos animais da nossa cidade.
Enfim, temos vários projetos que viraram leis voltadas ao cuidado animal e seguiremos defendendo os animais, bem como os profissionais que tem trabalho fundamental para a vida desses anjos de quatro patas.
Seguiremos firmes com nosso trabalho e esperamos encontrar muito mais parceiros nessa causa.Finalizo afirmando ao CRMV que estamos abertos, como sempre, para encontrarmos solução a bom termo que beneficie os animais, sem trazer qualquer prejuízo para os que com primor fazem a medicina veterinária tendo foco central a dignidade animal, como bem descreve o código de ética dos profissionais.
Abraços!
Sandro Pimentel