O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) OPMAQ – AB tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.
Do total de 17.482 equipes (profissionais de saúde) avaliadas, apenas 327 foram desclassificadas pelo não cumprimento dos compromissos mínimos assumidos, entre elas esta a cidade de Florânia.
O município conseguiu entra no programa com a dedicação da ex-secretária, Iluska Medeiros e do ex-diretor do Centro de Saúde, Irafran Nobre, infelizmente a atua gestão não conseguiu a aprovação, ficando o município sem receber muitos recursos federais, lamentável.
As equipes dos ESF foram punidas, por quer a gestão não comprou os equipamentos para as equipes, mesmo com o recurso disponível. “No dia da fiscalização tentaram uma maquiagem colocando equipamentos particulares, como mentiras têm pernas curtas, os fiscais logo descobriram o balaio de gato” disse uma usuária do ESF.
Por incapacidade ou falta de responsabilidade da gestão da cidade de Florânia, as equipes dos PSFs, foram todos punidas, mesmo com a dedicação dos funcionários.
Classificação do PMAQ de Florânia/RN, ano 2018.
ESFs 1 e 4 CENTO DE SAÚDE FRANCISCO DE ASSIS AMARAL
Situação: Desclassificados
ESF 2 APAMI
Situação: Regular
ESF 3 POSTO DE SAÚDE DO CAJUEIRO
Situação: Regula
Os PMAQ das ESF’s foi uma conquista da gestão Iluska ex-secretaria de saúde e do ex-diretor Irafran nobre. Que após projetos, protocolos e trabalho de implementação do SUS conseguiram nota máxima e o município foi contemplado com o referido programa
O espaço fica aberto para quaisquer esclarecimentos da gestão, citada.