FLORÂNIA: Governo do Estado entrega obra do Abatedouro Januncio Evangelista de Araújo, ao município. 

Unidade terá capacidade para receber até 30 animais por dia. Carne processada seguirá todas as normas de higiene, garantindo maior segurança alimentar aos consumidores.

Na tarde desta quinta-feira (27), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florânia, entregou a obra de construção da Unidade de Processamento de Carne no município de Florânia.

O marchante Januncio Evangelista de Araújo (in memoriam) foi homenageado. O abatedouro está localizado na BR 226. Participaram do evento a prefeita Marcia Rejane Guedes Cunha Nobre, a família homenageada composta pelo ex-prefeito Júnior de Januncio, sua mãe Madalena e demais familiares, vereadores, secretários municipais e o gestor regional da Emater-RN, Geraldo Mozart.

Após ser inaugurada, a unidade terá capacidade para receber até 30 animais por dia entre bovinos, ovinos e caprinos. A carne processada seguirá todas as normas de higiene, garantindo maior segurança alimentar aos consumidores, utilizando novas tecnologias no processamento de carnes, que beneficiará diversos pecuaristas, produtores e comerciantes da região.

O equipamento possui área administrativa, abatedouro, área de produção, câmara frigorífica, conjunto de equipamentos para processamento de carnes, banheiros, vestuário, bloco com compressor e caldeira, área de curral e uma lagoa de efluentes, que serve como pré-tratamento do esgoto, da água que é utilizada no abatedouro, vala de infiltração para efluentes tratados e currais.

A obra é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e Governo Federal através da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Sead, e a prefeitura municipal.

A gestão dos abatedouros é compartilhada com as prefeituras, por meio de acordo de cooperação técnica entre os órgãos.

De acordo com a diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, “o abatedouro irá impulsionar o mercado de carne na região e no Estado, valorizando o produtor local e gerando renda. Haverá treinamentos com as equipes que irão trabalhar na nova unidade para garantir a qualidade dos alimentos.”

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.