Flamengo de Jesus iguala o de Zico e atinge sua maior invencibilidade na história dos Brasileiros

Foto: RICARDO MORAES / REUTERS

O Flamengo treinado por Jorge Jesus tem números impressionantes, um futebol imponente e, por vezes, até parece ser imbatível. Neste Brasileiro, as atuações rodada após rodada comprovam isso. Tamanha superioridade fez o atual elenco rubro-negro atingir um feito histórico na rodada passada: são 17 jogos de invencibilidade, a maior série da história do clube no torneio — igualando o feito da equipe de Zico , em 1980.

Este período invicto teve início no triunfo por 3 a 1 contra o Grêmio, no início de agosto, e foi completo com a goleada do último domingo. De lá para cá, são 93 dias invicto, somando 15 vitórias, dois empates e um aproveitamento de 92%. A chance de se isolar com esta marca será na próxima quinta-feira, no clássico contra o Botafogo no Nilton Santos.

Apenas a já citada equipe de Zico atingiu números parecidos, mas o aproveitamento favorece os comandados do técnico português. Em 1980, foram 11 vitórias e seis empates na mesma quantidade de jogos. Questionado sobre a comparação com antigas equipes rubro-negras, Jesus classificou esses números positivos como “motivo de inspiração”.

— Não podemos esquecer a história do Flamengo. Estarmos tentando fazer melhor do que quem fez história é um bom sinal. Mas eles fizeram história e fazem parte da história, foram campeões. Nós estamos fazendo história, mas ainda não ganhamos nada — respondeu.

Aos mais supersticiosos, vale lembrar que o Flamengo de 1980 encerrou aquela competição com o título, enquanto o atual está com 95% de chance de ficar com a taça. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Palmeiras é o único que ainda tem alguma probabilidade de “tirar” essa conquista, mas que aparece apenas com 5% de chance — e oito pontos atrás na tabela de classificação.

O Globo

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.