Calcular o valor do imóvel é um dos principais itens na hora da venda. Confira todos os detalhes!
Na hora de vender um imóvel surgem muitas incertezas, principalmente no momento de calcular o preço de mercado para realizar o anuncio. Com o mercado tão aquecido e uma ampla concorrência, é difícil estimar um valor certo. Porém, existem alguns itens que podem facilitar neste momento, como fatores econômicos, localização, metragem, terreno disponível e entre outros tantos.
Nos últimos anos o mercado imobiliário teve um aumento de procura muito significativo e a estimativa é que aumente ainda mais em 2021. Mesmo em tempos de crise que estamos vivendo em 2020, o mercado conseguiu se manter em alta e superar as expectativas. Tudo isso influência diretamente no valor de venda dos imóveis em Natal.
Bom, vender um imóvel é uma tarefa que pode exigir tempo, pesquisa de mercado e paciência, pois as vezes pode se tornar um processo demorado. Porém, se você fizer isso da maneira correta, pode ser que consiga fazer um ótimo negócio em poucos meses. Vamos entender como calcular o preço do imóvel!
Passo a passo para calcular o valor do seu imóvel
Calcular o valor da sua casa ou apartamento não é tão difícil quanto parece, é necessário apenas calma e paciência. Como dito anteriormente, não depende apenas de um fator e sim de muitos. Então, pegue um papel e uma caneta para anotar e confira o passo a passo que montamos para te ajudar!
Em primeiro lugar pesquise a sua região para entender o valor do m2 dos apartamentos à venda em Natal. Confira o preço de residências semelhantes a sua. Neste momento a comparação deve ser feita com ambientes que possuam o mesmo número de quartos, banheiros e metragem.
Em seguida, confira o que está próximo do imóvel. Certamente mercados, escolas, academias e centros comerciais ajudam a valorizar ainda mais a região. Além disso, fácil acesso e transporte público também contam bastante neste fator.
A metragem faz toda a diferença na hora de calcular o valor, é um dos fatores mais importantes. Com o valor do m2 em mãos, basta multiplicar o valor absoluto do m² com o número de metragem do seu imóvel.
A sua casa possui algum item de lazer? Bom, isso também ajuda a valorizar o seu imóvel. Aqui entram vários pontos, como uma piscina, quintal grande, brinquedos ao ar livre e entre outros. Caso esteja perto de parques e praças isso também vai ajudar a subir o preço de venda.
A conservação dos acabamentos e estrutura do imóvel também contam muito. Se necessário, realize alguns serviços simples que ajudem a valorizar a casa. Pinte novamente as paredes dos principais cômodos e confira que o encanamento dos banheiros e as janelas estejam em bom estado. Além disso, se possível, corrija infiltrações, mofos, fiação elétrica e confira se todas as portas estão fechando corretamente;
Por último, um dos fatores determinantes no valor do imóvel é o número de quartos e banheiros. A conta é simples, quanto mais ambientes tiver, maior será o preço estimado para venda.
Agora que você descobriu todas as informações necessárias para identificar o valor do imóvel para venda, chegou a hora de colocar tudo isso em uma planilha e calcular o preço final.
Faça um bom anúncio
Após ter calculado o preço ideal de venda do seu imóvel, comece a divulgação. Este passo é muito importante, já que pode facilitar a venda atraindo mais interessados. Isso certamente é essencial para conseguir um bom negócio, quanto mais perto do valor anunciado melhor o retorno.
É interessante que o anúncio seja detalhado e bem chamativo para alcançar mais pessoas. A descrição precisa ser bem montada, não esqueça de colocar todos os cômodos e suas respectivas quantidades, como número de quartos e banheiros.
Neste momento é interessante colocar a localização da sua residência e os pontos atrativos que possuem ao seu redor, como mercados ou parques. Isso vai chamar muito a atenção de quem tem interesse na residência, pois pode facilitar a sua rotina e bem-estar. Lembre que esses são fatores que ajudam a valorizar o seu imóvel, então invista bastante neles no seu anúncio.
As fotos são essenciais, tire elas principalmente de dia e se certifique que o local esteja bem iluminado. Tudo isso vai ajudar para que as fotos fiquem com uma ótima qualidade e permite que o comprador tenha mais interesse no imóvel. Caso tenha uma vista bonita, aproveite para valorizar ela e mostrar nos anúncios para os futuros compradores.
Invista também em sites de imobiliárias, elas possuem grandes vantagens e permitem que você faça todos os procedimentos de forma rápida e segura. Pesquise portais que transmitam confiança e veja as possibilidades de divulgação que oferecem. Elas atraem muito tráfego de pessoas e certamente são um ótimo negócio.
Mantenha a calma
No momento de vender um imóvel a ansiedade já começa a bater, porém mantenha a calma e siga todas as dicas que não vai ter erro. Não se desespere, o processo de venda é demorado, lembre que ações precipitadas podem trazer arrependimentos no futuro. Durante o artigo apresentamos algumas sugestões para calcular de forma correta o valor do seu imóvel e conseguir realizar o melhor negócio.
Porém, caso apareça qualquer dúvida sobre a venda do imóvel não deixe de perguntar para um espacialista no assunto. Isso vai fazer com que você não acabe tomando decisões precipitadas. Nessa hora é fundamental administrar bem todos os passos da venda.
Ao comprar uma casa esperamos não ter que nos preocupar com nenhum gasto adicional de reformas e concertos. Por isso, as reformas em dia certamente será um diferencial do seu imóvel. Faça isso e veja a diferença!
Gostou desse artigo preparado especialmente para você? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos e familiares, ajude eles na venda da sua casa para realizar tudo com mais tranquilidade. Para ficar por dentro de mais artigos como este não deixe de acessar o nosso site e sempre se mantenha bem informado.