A Agência de Saúde do Canadá (Health Canada) decidiu pela aprovação emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech contra Covid-19. Em comunicado, a agência concluiu que os dados disponibilizados apoiam favoravelmente a eficácia e a segurança da vacina. A decisão abre caminho para a vacinação no país.
A avaliação entre benefício e risco da vacina foi considerada favorável. “A aprovação da vacina é apoiada por evidências de que é segura, eficaz e de boa qualidade”, afirmou a agência canadense em comunicado.
A vacina foi inicialmente autorizada para uso em pessoas com 16 anos de idade ou mais. Ainda não há informações sobre possível início de vacinação no país.
Autoridades canadenses disseram que, segundo o acordo de compra com a Pfizer, as doses não seriam enviadas ao Canadá até que a vacina obtivesse a aprovação, o que ocorreu nesta quarta-feira (9).
O Canadá começará a receber suas primeiras doses da vacina da Pfizer antes do final de dezembro, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau.
O Canadá tem um acordo por 20 milhões de doses da vacina, o suficiente para inocular 10 milhões de pessoas, com opções de compra de até 56 milhões a mais de doses.
Reino Unido
O Reino Unido aprovou o uso da vacina da Pfizer em 2 de dezembro, após estudos clínicos apontarem 95% de eficiência no combate ao novo coronavírus.
A Pfizer é responsável pelo envio de sua vacina, que requer armazenamento especial para temperaturas de -70ºC.
CNN Brasil