A luta pela federalização dos hospitais regionais de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), continua, apesar do desmonte promovido pelo governo Temer. A senadora Fátima Bezerra reafirma o compromisso do seu mandato com o projeto, concebido e realizado durante o Governo Dilma.
“Estamos vigilantes”, disse a senadora. O esforço pela incorporação dos hospitais regionais foi iniciado em 2014, por meio do Programa Mais Médicos, quando a UFRN buscou fortalecer o campo de estágio dos estudantes da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Santa Cruz) e da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó.
Ano passado, o então presidente da Ebserh, Newton Lima, visitou as estruturas no Seridó e Trairi, o que resultou em posterior análise e parecer positivo do MEC para incorporação dos hospitais à empresa. A senadora Fátima Bezerra e a reitora da UFRN, Ângela Paiva, tiveram papel decisivo para que a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Santa Cruz) e a Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó fossem uma realidade e, posteriormente, na luta pela incorporação dos hospitais à Ebserh.
“Esses hospitais, até então sob a responsabilidade do Governo estadual, tiveram a garantia de que teriam a parceria da UFRN e de que seriam gerenciados pela Ebserh”, observou a senadora.
Nesta segunda-feira, 10, o presidente da Ebserh, Kleber de Melo Morais, recebeu o governador Robinson Faria e a reitora da UFRN, Angela Paiva, em Brasília, para tratar do assunto. A senadora vai cobrar à Ebserh a continuidade do processo em curso.
Com a incorporação dos hospitais à Ebserh, a ideia é dar sustentabilidade à faculdade de medicina, já que servirá de campo de estágio aos estudantes, mas também beneficiar a população com os investimentos na área e a consequente melhoria dos serviços da saúde na região. “A importância é incalculável”, completou Fátima