Com a prova do Exame Nacional do Ensino Médio se aproximando, os jovens ficam mais tensos e precisam estar concentrados para o final de semana dedicado às questões. De acordo com o Ministério da Educação, mais de 8,6 milhões de inscritos vão disputar vagas nas universidades públicas e privadas em todo o Brasil através do ENEM.
O psicólogo e diretor da escola de estimulação cognitiva Ginástica do Cérebro, Jayme Sales, dá dicas para os estudantes prepararem o cérebro para a maratona de provas. A primeira delas é diminuir a quantidade de aulas e o acúmulo de informações nesta reta final. “Nesta última semana a base de conhecimento já deverá estar consolidada e a ansiedade de última hora poderá fazê-lo confundir o que já havia aprendido. A dica é reservar horários para o lazer, como namoro, praia, esporte, sempre comedidos”, explica.
Na hora da prova, é aconselhável que o aluno tenha calma e se concentre bastante para evitar o chamado “branco”. “Adquira a autoconfiança resolvendo primeiramente as questões que não tiver dificuldade, deixando por último a solução de possíveis dúvidas”, sugere Jayme.
A carga de estresse foi alta neste período de preparação e, por isso, os estudantes devem tomar alguns cuidados para que tudo ocorra bem na prova. O psicólogo orienta que durante essa semana, os jovens fiquem concentrados no seu bem-estar. “Evite as redes sociais. Mantenha-se calmo, relaxando todos os dias antes de dormir, respirando pausadamente, ouvindo música suave e imaginando o sucesso que irá obter na realização das provas. Dormir o número de horas suficiente para repor as suas energias (em média oito horas). Evite também assuntos que possam dispersar a sua atenção, pense sempre em coisas agradáveis, alimente-se de forma adequada (leve e nutritiva) sem cometer excessos e mantenha sua hidratação”, finaliza Sales.