Tenente Laurentino Cruz: Em sua mensagem anual Sueleide falou de como recebeu o governo e o que já fez nesses primeiros 45 dias.

IMG_1099

A prefeita falou do equilíbrio politico da cidade de Tenente Laurentino Cruz, frisou de como recebeu o governo “sucateado” e disse que a população precisa do empenham de todos os eleitos.

Confira na íntegra a mensagem da prefeita Sueleide Araújo.

IMG_1136

Excelentíssimo senhor João Gonçalo dos Santos, Presidente da Câmara Municipal, excelentíssimas senhoras e senhores vereadores, Excelentíssimas Senhoras e Senhores Secretários Municipais, demais autoridades, minhas senhoras e meus senhores.

Com muita satisfação e cumprindo com o dever do Cargo, compareço a esta casa legislativa para apresentar a mensagem anual do executivo.

                Eleita e empossada, Prefeita de Tenente Laurentino Cruz, estou aqui para proferir a minha primeira mensagem anual na Câmara Municipal de Tenente Laurentino Cruz/RN.

 O acirrado resultado das urnas numericamente demonstrou o equilíbrio de forças o que teria sido democraticamente muito salutar se não fosse à violência na campanha e o desrespeito às normas eleitorais o que ensejou o envio para a nossa cidade de grupamento da Polícia Militar e elementos da Policia Civil e até da Polícia Federal de modo a assegurar a realização das eleições sem transtornos significativos.

Aqui registro o meu repúdio e opinião de que isso já não cabe nos tempos atuais. Partam de onde partam e realizados por quem quer que seja, tudo isso nada mais representa do que retrocesso e anacronismo.

Antes da posse, como recomenda a Resolução 034/2016 do TCE/RN – Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, foram nomeadas duas Comissões de Transição de Governo. Uma pela gestão que terminava e outra pela gestão que assumiria. Embora as relações entre seus membros tenham sido marcadas pela educação e urbanidade, logo cedo verificou-se que significativa parcela das solicitações feitas pela comissão por mim designada não foram atendidas e outras postergadas até que o prazo fosse encerrado.

Simultaneamente um grupo de pessoas mal-intencionadas desencadearam criminosas ações de vandalismo contra a frota Municipal, ora subtraindo peças e equipamentos, ora promovendo avarias com perda total de peças ou subsistemas. De modo que a frota Municipal ficou seriamente avariada e dispersa. Em certas situações as máquinas deixadas ao tempo mais pareciam sucatas em total abandono.

No campo da Saúde a falta de médicos, de suprimentos, insumos e medicamentos além de uma demanda reprimida de consultas e exames constituiu um quadro preocupante que gerava um clima de tensão e incertezas quanto ao atendimento à população.

 Lembrando que no final do ano de 2016 foram comprados 99.000,00 noventa e nove mil reais de insumos hospitalares através de convênio federal, dos quais apenas 10% aproximadamente foram deixados no almoxarifado do Centro de Saúde, e o restante foi doado pela gestão anterior, para o hospital de Currais Novos, o que veio prejudicar, única e simplesmente, a população laurentinense, principalmente aqueles que mais precisam da saúde pública.

As vias públicas estavam cheias de lixo, entulhos e galhos de árvores provenientes de podas. Se um visitante aqui chegasse por aqueles dias, teria a sensação de que as respectivas coletas não eram realizadas há muito tempo. O mau cheiro e má apresentação da cidade nem de longe faziam lembrar a nossa pequena, humilde, mas bem cuidada cidade.

Para culminar tais absurdos, documentos contábeis e arquivos digitais, de vital importância para a continuidade da vida administrativa do Município, foram delatados ou retirados dos seus locais de origem. É de conhecimento público que parte deste acervo só foi recuperado mediante ações de buscas e apreensões realizadas pela Justiça Estadual. Diante da recuperação parcial dos bens, o Procurador Geral do Município expediu uma Recomendação Administrativa concitando os detentores ilegais de bens municipais, ainda existentes, a procurarem as autoridades e realizarem a devolução espontânea, o que agilizou este processo, evitando novas buscas e apreensões. Graças à referida Recomendação foram recuperados inúmeros bens municipais. Devo, por dever de justiça dizer que ainda existem bens em destino ignorado e que serão alvo de incessantes esforços visando a sua total recuperação.

Convém salientar que encontramos o Município inscrito no rol de inadimplentes do CAUC – Cadastro único de Convênio. Isso significa que o nosso Município está impedido de celebrar convênios com a União e com o Estado devido à falta de prestação de contas de convênio ou contas apresentadas com irregularidades e/ou inconformidades, e assim permanecerá até que sejam resolvidas aquelas pendências.

Reconheço que esses óbices dificultaram o início da nossa gestão e nesta hora desejo externar publicamente os meus agradecimentos e o reconhecimento à competência e dedicação da minha equipe de trabalho que incansável foi capaz de resolver problemas e criar soluções.

Diante do exposto, podemos concluir que muito foi feito nesses quarenta e cinco dias, não obstante termos encontrado o Município em uma situação muito complicada o que nos levou a decretar estado de calamidade administrativa para poder tirar a máquina do repouso estático.

Assim visualizo o momento adequado de união entre os Poderes e entre os munícipes, pois o nosso Município tudo merece até por respeito àqueles que com o seu suor construíram o legado que hoje dispomos.

Mais uma vez agradeço ao meu eterno companheiro o Saudoso Júnior Laurentino pela inspiração e a força que tenho tido na condução do destino do nosso município. A ele dedico as nossas lutas e a nossa Vitória.

Contando com o esforço, competência e dedicação da nossa equipe de Secretários e colaboradores, contando com a esperança já confiante do nosso povo e com a ajuda de Deus, muito iremos realizar no ano que estamos iniciando sempre focados nas promessas de campanha, pois elas foram construídas com base nas necessidades da população e nos estudos das nossas possibilidades no tocante a recurso.

Muito obrigado pela atenção desta casa e dos ilustres convidados, peço a Deus que nos abençoe a todos e que Tenente Laurentino continue caminhado para um futuro de conquistas.

Tenente Laurentino Cruz/RN, em 16 de fevereiro de 2017.” Sueleide Araújo – prefeita .

IMG_1102IMG_1146IMG_1149IMG_1151IMG_1153

x (3)

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.