O Município de Caraúbas, através da Secretaria de Educação, firmou parceria com o Centro de Detenção Provisória “Manoel Alves Pessoa Neto” para implantação de uma biblioteca para a ressocialização dos presos.
O projeto intitulado “Na ressocialização do preso pela leitura” foi idealizado pelo juiz Pedro Paulo Falcão Júnior, o promotor de Justiça Rafael Paes Pires Galvão e o diretor do presídio local, Sérgio Ildefonso.
A Cadeia Pública agora dispõe de um sistema de ensino no qual uma sala foi transformada em biblioteca, com o objetivo de proporcionar a ressocialização por meio da leitura e do estudo. O Município disponibilizou um profissional para orientação dos presos no processo das leituras e produção de resenhas.
Para o promotor de Justiça Rafael Paes Pires Galvão, o objetivo do Judiciário e do MPRN com o projeto foi o de tentar socializar para diminuir o índice de violência, devolvendo a sociedade um cidadão de bem, compromissado, zeloso pela sua vida em coletividade.
O diretor do presídio, Sérgio Ildefonso, explicou que o contato com o livro, será fundamental para socialização e mesmo que uma parte resista, o projeto terá um resultado positivo e que realmente sirva de modelo. “Essa é mais uma forma de trazê-los para o processo educativo e estimular a leitura”, ressaltou.