A lei que dispõe sobre o reconhecimento de utilidade pública da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batista (Acust), de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
“Além da promoção da cultura e sociabilidade dos jovens, a Associação Cultural, por meio da Filarmônica Elino Julião, divulga positivamente o município de Timbaúba dos Batista durante suas apresentações no Rio Grande do Norte a fora. Esta Lei é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho de todos os envolvidos neste brilhante projeto social”, destacou Nelter.
O então Projeto de Lei foi proposto pelo parlamentar, por sugestão do vereador Erivonaldo da Silva (PSB), o Vadinho, com o intuito de valorizar o movimento artístico e cultural existente no município seridoense.
Fundada em 30 de setembro de 2008 a Associação é mantedora da Filarmônica Elino Julião e tem o objetivo de desenvolver, por meio da música, a cultura e a sociabilidade dos jovens timbaubenses.