Governo do Estado descarta mais uma vez a privatização da Caern

Em reunião realizada na tarde de hoje, dia 01/02, a equipe do governo do estado acompanhada pela direção da Caern descartou mais uma vez que tenha intenção de privatizar a Caern. A declaração foi recebida pela direção do Sindágua/RN que havia solicitado esta audiência para ter esclarecimentos do Governo Robinson Faria sobre uma suposta proposta de privatização da Caern encaminhada por técnicos do Tesouro Nacional que analisam os ativos para a liberação de empréstimo pelo Governo Federal para sanar as finanças do Estado.

A chefe de gabinete da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha, que representou na reunião o Governador Robinson Faria reiterou de forma contundente que a Caern não será privatizada. “A Empresa é na ‘joia da coroa’ de nossa administração. Não será a ‘criatividade’ de uma ‘noticia fantasiosa’ publicada pela imprensa que mudará esta realidade. O investimento em saneamento básico será o nosso maior legado ao Estado”, disse Tatiana Mendes destacando que “a Companhia presta um relevante serviço social para o Estado que passa por uma grave crise hídrica”.

Para o Secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa Mendes, “não há o que dizer sobre o tema uma vez que nada de novo foi colocado pelo Estado. Continuamos reafirmando o compromisso assumido pelo Governo Robinson Faria com os servidores da Caern e com a sociedade potiguar pela continuidade do caráter público desta Empresa”.

O Secretário Cristiano Feitosa ainda elogiou a iniciativa da direção do Sindágua/RN em agendar a reunião. Ele colocou que “antes que fosse tomada qualquer medida ou crítica sobre o assunto, o Sindicato tratou de esclarecer as dúvidas. Isso mostra a responsabilidade desta gestão sindical”.

Por sua vez, o presidente da Caern, Marcelo Toscano, que esteve acompanhado pelos diretores da Empresa, disse que não recebeu o Governo do Estado qualquer inciativa para iniciar o processo de privatização. “O grau de complexidade para a venda da Companhia é enorme, demanda tempo, planejamento e recursos. O que o governador tem feito é o fortalecimento da Companhia através de investimentos com recursos próprios no setor de saneamento”, afirmou Marcelo Toscano.

A direção do Sindágua/RN saiu plenamente satisfeita da reunião após ouvir as declarações dos gestores do Governo do Estado e da Caern. “Entendemos que houve um mal entendido que foi devidamente esclarecido. Agradecemos a oportunidade para discutir o assunto para tranquilizar os servidores da Empresa e a sociedade potiguar sobre o futuro da Empresa”, afirmou o presidente do Sindágua/RN, Ricardo André.

O Secretário Geral do Sindágua/RN, Hélio Fábio, solicitou a ata da reunião. “O documento serve para registrar por escrito a renovação do compromisso do Governo do Estado pela continuidade da Caern 100% pública”, afirmou o dirigente sindical.

A direção do Sindágua esteve presente no encontro acompanhada e apoiada pelo vereador de Natal/RN, Dinarte Torres (PMB). Em depoimento durante a reunião, o parlamentar se prontificou em contribuir na luta pelo fortalecimento e manutenção da Caern 100% pública.

A categoria deve permanecer mobilizada e vigilante contra qualquer iniciativa de privatização da Caern seja pela venda de ações ou pela instituição de Parceria Público-Privada. Juntos somos fortes!!!

Sindágua/RN

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.