Homem é preso por crime ambiental após ser flagrado com 15 pássaros silvestres na Grande Natal

Policial rodoviário federal segura gaiola com pássaros encontrados em carro na Grande Natal — Foto: PRF/Cedida
Foto: PRF/Cedida

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 36 anos e resgatou 15 pássaros silvestres que teriam sido capturados por ele para serem vendidos na Grande Natal.

O caso aconteceu na tarde do último sábado (26), no Km 295 da BR-304, em Macaíba, região metropolitana da capital potiguar, mas só foi divulgado pela corporação nesta segunda-feira (28).

Segundo a PRF, durante abordagem a um carro modelo Parati, de cor verde, os policiais perceberam a presença de várias gaiolas de passarinho, inclusive algumas pequenas, usadas para transporte de animais.

Nelas, foram encontradas 15 pássaros silvestre, sendo sete sibites ou cambacica; três papas-arroz ou garibaldi; dois galos de campina, também conhecidos como cardeal; e três tico-ticos.

Aos policiais, o homem afirmou que tinha capturado as aves para vendê-las, o que configuraria crime ambiental.

“Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência do delito de ‘Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida’, constante do artigo 29 da lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) além do crime de maus-tratos”, informou a corporação.

As aves foram levadas à sede do Ibama, em Natal, para soltura.

R. Cícera Rosalina Silva, n.º 282, Florânia, RN
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.